sábado, 25 de julho de 2009

PORTIFÓLIO- CURSO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

PROINFO INTEGRADO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ
NTE 17ª CREDE
CURSO: TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL CELSO ARAÚJO
CURSISTA: Marta Olga Caetano de Souza

Atividade 2.4 – Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio.


PORTFÓLIO DE MARTA OLGA

A primeira atividade : reflexão sobre o tema: “Quem sou” como professora e aprendiz...
Em seguida :uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.
Tecnologia existente na escola em que trabalho e como as mesmas são utilizadas.
Na atividade 5: Experiência vivenciada no contexto escolar através do uso das TICs e assim fazer um comentário sobre ela.
vídeo de Ladislau Dowbor, os recursos tecnológicos são utilizados na prática, pontos relevantes na reflexão.
Na pesquisa do trabalho sobre projetos fiz uma análise a cerca dos dados pesquisados.
Continuadamente o trabalho de divulgação e resultado da análise da pesquisa.
Na seqüência o que escrevi sobre hipertexto e uma síntese da experiência do meu trabalho de navegação.

VEJA TODOS OS TRABALHOS JÁ REALIZADOS
http://marta.olgacs.vila.bol.com.br

Quem sou como professor aprendiz

Como educadora estou sempre em processo de aprendizagem, cada passo aprendo um pouco mais. Sabendo que nunca somos totalmente sabedor de tudo. Estamos sempre em descoberta, sempre temos algo a aprender.

Com relação as novas tecnologias e no desenvolvimento das habilidades e competências tecnológicas, estamos sempre em inclusão, aprendendo e aprendendo e sempre aberto a aprender mais.
Atv_2 - COISAS IMPORTANTES E SIGNIFICATIVAS


Quando se utiliza o hipertexto estimula o usuário a acessar a informação de forma não linear propiciando novos processos de recepção e envio de mensagens motivando a interatividade. Hipertexto-modelo de textos para ambientes digitais é a maneira como as páginas se relacionam.
Sendo não linear e dentro do computador, na tela, e no ambiente virtual, considerando também um modelo de pensamento. Enfim, um sistema mecânico em que as informações se ligam por meio de link navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessíveis, racionalmente um tipo de programa para a organização de conhecimento e dados, a aquisição d informações e a comunicação.
PESQUISA DE EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM PROJETOS

ESCOLA: EEFMGABRIEL DINIZ
CEDRO-CE
NOME DO PROJETO: ALUNO INFORMATIZADO
TEMA; EDUCAÇÃO DIGITAL.
INTERDISCIPLINARIDADE:
Leitura e Escrita
Interpretação Textual
Prevenção de drogas, DST / AIDS, alcoolismo;
Destacar a importância da preservação ambiental;
Internet como meio de pesquisa e comunicação virtual
NÚMEROS DE ALUNOS: 40 (7º ANO)
DURAÇÃO; abril à dezembro de 2008.
PROFESSOR: LEINFO
MÍDIAS UTILIZADAS: computadores (Internet), dvd, tv, software.
ATITUDES DOS ALUNOS: Os alunos tornaram-se mais interessados nas aulas dos outros professores, ficaram mais participativos, desenvolveram suas habilidades e competências tanto em tecnologia como nas outras áreas de conhecimentos,.
Impressões sobre experiências de navegação
MARTA OLGA CAETANO DE SOUZA

Ativ 2.2

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto.

Esses textos chamaram minha atenção pela maneira como eles conceituam o hiperttextos como eles mostram como foi criado e como ele pode ser utilizado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.

— Nelson, Literary Machines 1992

http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm


O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermedia


http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html

Hipertexto
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação''.

Enviada em Jun 18 2009 08:02:58:000PM

Atividade 2.1
Marta Olga caetano de Souza
18/06/2009
Houve diferença nos caminhos navegados?
sim, cada caminho era diferente e significativo
Que diferenças de percepções resultaram?
A maneira de expressão de cada caminho navegado
Alguém se perdeu na navegação?
Não
Soube voltar para as páginas iniciais?
Sim
Há ganho ao navegar à deriva?
sim, há ganho em conhecimentos, cada vez encontramos um caminho diferente

Atividade 2.5

Planejando uma atividade com hipertexto.
Atividade utilizando a webquest.
Trabalho de educação Ambiental.

http://martaolga.vilabol.uol.com.br/
FICHAMENTO

Nome: Produção de texto dissertativo /argumentativo a partir de texto poético: Bicho homem
Área do conhecimento: Leitura e compreensão de texto; • Interpretação de texto; • Produção de texto.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
• Habilidades básicas de leitura; • Capacidade de redigir;
As estratégias utilizadas serão:- aula interativa com uso da mídia vídeo;- utilização do laboratório de informática;
SÍNTESE
A sugestão de aula escolhida foi na área de Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de texto; • Interpretação de texto; • Produção de texto, onde se pode utilizar a tecnologia com ferramenta como o vídeo e o LEI, onde o aluno irá desenvolver as habilidades básicas de leitura e a capacidade de redigir. Muito criativa essa aula pois utiliza as mídias como estratégia de disseminação de aprendizagem, onde o aluno desenvolvem sua habilidades e competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário